Descobri ZOO graças a série de TV com o mesmo nome. Achei genial a ideia de um apocalipse animal. Como adoro bichos e livros com histórias que envolvam bichos eu PRECISAVA ler Zoo.
Os animais se revoltaram. Não sei sabe ainda o motivo, mas a alguns anos o biólogo Jackson Oz vem identificando um comportamento gradualmente mais violento em animais no mundo todo. Desenvolve o estudo do CAH - Conflito entre Animais e Humanos, onde tenta alertar outros colegas cientistas sobre a catástrofe eminente. Mas é claro, ninguém acredita.
A coisa começa a ficar realmente feia quando um leão e uma leoa atacam sem qualquer motivo o seu tratador no zoológico. Oz, em busca de respostas, aceita o convite de Abe para ir a Africa e testemunhar o que os leões estão fazendo por lá. A duras penas consegue gravar o comportamento totalmente anormal das feras e retorna aos EUA com a prova que tanto almejava para, enfim, convencer os demais cientistas e alertar o mundo. Tudo em meio a conspirações do governo e manipulações da mídia.
O ritmo de Zoo é bastante frenético. A escrita dos autores me lembrou bastante a do Harlan Coben. A todo momento acontece algo e os personagens nunca estão parados. Gostei sobretudo das partes em que cães atacam os seres humanos. É fácil imaginar um leão feroz, mas ler sobre um cão que conviveu contigo a vida toda e que do nada fica completamente insano e ataca com uma vontade assassina é outra história. Apesar de não ser um livro sangrento contém algumas cenas bastante angustiantes.

Não gostei muito do estilo de narração. Alguns capítulos são narrados em primeira pessoa do ponto de vista de Oz, outros, em terceira, do ponto de vista dos demais personagens e até mesmo dos animais. O livro inteiro em terceira pessoa teria ficado melhor. A história poderia ser um pouco mais longa e ter desenvolvido melhor os personagens. Não simpatizei de verdade com nenhum deles. Sobre erros, encontrei apenas um referente a cães. Na página 186, Oz segue um yorkshire branco. Mas não existem yorkshires brancos.
 |
Sayuri, minha "leãozinha". Continue sendo boazinha :)
|
Apesar de tudo, gostei bastante do livro. Achei a ideia extremamente original. Temia que a explicação do fenômeno fosse totalmente sem pé nem cabeça e estragasse tudo, mas até que é bastante coerente. Apesar de ser uma obra de ficção, ZOO nos faz pensar um pouquinho sobre a nossa relação com a natureza.
Oi, Thalita!
ResponderExcluirEu comecei a assistir a série, mas larguei.
Já vi várias opiniões sobre esse livro que me deixam na dúvida entre ler ou não...
Beijos
Balaio de Babados
Olá Luiza!
ExcluirTambém larguei. Apesar dos pontos negativos gostei da história, acho que vale a pena.
Bjs
Oi Thalita.
ResponderExcluirAdorei a resenha. Realmente a possibilidade de que animais de estimação comecem a nos atacar é uma coisa bem angustiante, principalmente quando você gosta deles como se fossem da família. Também acho que o autor tem uma escrita parecida com o Coben, mas ele sempre faz isso de ficar mudando de narrativa nos seus livros, isso também me incomoda. Não conhecia a série de tv, vou procurar saber mais. Bjoks da Gica.
umaleitoraaquariana.blogspot.com
Olá Giane!
ExcluirBacana não é? Me surpreendi com a escrita, achei muito parecido. A série é bem mais ou menos, vi só os dois primeiros episódios.
Bjs