Mr. Mercedes - Stephen King (Trilogia Bill Hodges #1)



No mais recente livro do Stephen King traduzido para o português, conhecemos o detetive aposentado Bill Hodges. Desmotivado e sem absolutamente nada para fazer, Bill passa seus dias sentado no sofá, assistindo a programas no melhor estilo Casos de Família e tentando decidir se será naquela tarde que enfim deixará de brincar com a arma do pai para meter uma bala na cabeça e acabar com aquela vidinha chata e sem propósito.

Até que recebe uma carta do Mr. Mercedes, homem que assassinou quase uma dezena de pessoas em uma fila de emprego e cuja não conclusão do caso ainda atormenta Hodges. O homem convida o ex-detetive a acessar o site Under Debbie’s Blue Umbrella para bater papo. Mas ao invés de se sentir ainda mais deprimido, Hodges desperta e resolve retomar, ainda que clandestinamente, o caso.


Escritos em terceira pessoa, os capítulos são intercalados entre o ponto de vista de Bill e do assassino. Sim, o leitor desde o começo sabe quem matou os desempregados e é inserido dentro da mente doentia de Brady Hartsfield, o que me lembrou o livro Dragão Vermelho, de Thomas Harris, cuja resenha você confere clicando aqui.


Minha expectativa para o livro era alta. Primeiro por ser um Stephen King. Segundo pois estava super curiosa para conferir uma trilogia do mestre. King não costume escrever histórias nesse formato. Mas o livro demorou para me cativar e a história só realmente se tornou interessante após um acontecimento C-H-O-C-A-N-T-E que me fez pensar se o autor acompanha How to Get Away With Muder. 
CHOCAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAADA!

Sério, eu li, reli, e acho que até agora não acredito na crueldade do Stephen King para com determinado personagem!


Falando em crueldade, King realmente pega pesado. Mr. Mercedes não é um livro sobrenatural, mas Brady Hartsfield é um personagem assustador. O autor mais uma vez faz terror com aquilo que poderia ser plenamente real, o que pelo menos para mim é o que assusta de verdade.

Me incomodou muito a insistente alusão a marcas no livro, principalmente quanto aos computadores. Ninguém tem um simples computador em Mr. Mercedes, todos tem Macs. É Mac para lá, Macintosh para cá.


Apesar dos revezes, King entrega personagens muito bem construídos na sua tão conhecida escrita que transforma até o texto mais sem graça em uma obra prima. Principalmente por conta do acontecimento C-H-O-C-A-N-T-E o discorrer do livro se converteu em algo completamente imprevisível me fazendo devorar as últimas páginas avidamente. Como já fez em Revival (resenha aqui), a Suma de Letras preservou a capa americana, que é bem bacana. Mr. Mercedes é seguido por Finders Keepers (com direitos já comprados pela editora mas ainda sem previsão de publicação) e End of Watch.




20 comentários:

  1. Nossa flor, nunca tinha lido um livro nesse estilo, e amei, vou tentar procurar para comprar, beijos!
    www.garotadelicada.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thalita Branco3 de abril de 2016 14:44

      Olá Conceição!
      Stephen King é muito bom <3
      Bjs

      Excluir
  • Nossa, eu só conheci esse autor por que a editora mandou e-mail falando sobre o lançamento. De cara me apaixonei, ainda não li, mas eu já esperava isso que você falou, pela sinopse para muito bom mesmo, agora mais do que nunca vou ler. Muito boa a resenha. Parabéns.

    Taynara Mello | Abraços

    www.indicarlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thalita Branco3 de abril de 2016 14:56

      Olá Taynara!
      Sou suspeita para falar pois sou mega fã do King, mas leia sim o livro. Espero que goste :)
      Bjs

      Excluir
  • Luiza Helena Vieira1 de abril de 2016 11:02

    Oi, Thalita!
    Vai se acostumando que o King é DUMAL!!!
    Mirmã, lá nos EUA, Mac vende como água e é a marca mais comum. Eu nem me espanto mais com isso.
    Quero muito ler esse livro por ser o King. Sou muito fã dele.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Porcelana - Financiamento Coletivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thalita Branco3 de abril de 2016 15:02

      Olá Luiza!
      Eu sei huahua mas achei que nesse ele se superou nas malvadezas HUAHUA
      Ahhh que interessante! Deve ser por isso então. Obrigada pelo toque :)
      Bjs

      Excluir
  • Po, fiquei curiosa com esse acontecimento C-H-O-C-A-N-T-E HAHAHAHHA! Realmente, não é o tipo de livro que King costuma escrever, mas imagino que tenha sido uma boa, já que estou vendo MUITOS comentários positivos. Não é por menos, né - como você mesma disse, King consegue transforma um texto sem graça em obra prima <3
    Pretendo conferir em breve <3
    Beijos!

    |PSYCHOTECA - http://goo.gl/3gdcYi |

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thalita Branco3 de abril de 2016 15:02

      Olá Gabi!
      Espero que tembém goste do livro. Sério, eu estou chocada até agora huahua
      Bjs

      Excluir
  • Oi Thalita!
    Estou aguardando o meu chegar e estou super ansioso. Adoro a escrita do King e quero continuar lendo mais coisas dele. Mr. Mercedes promete ser ótimo, apesar de que assim como você, posso me incomodar com essa questão de escancarar as marcas dos objetos assim (rs.). No mais acho o enredo ótimo e espero não me decepcionar quando ler.

    Bjão.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thalita Branco3 de abril de 2016 15:05

      Olá Diego!
      Geralmente eu não me incomodo, mas nesse achei a colocação das marcas meio excessivo. Mas o livro é muito bom, espero que você também goste :)
      Bjs

      Excluir
  • Blog Livre Lendo3 de abril de 2016 16:19

    Até agora, li apenas três livros desse autor e só gostei de um deles (Doutor Sono). Pretendo ler mais algumas coisas no mês de outubro, mas para mim, a escrita dele é muito arrastada e superestimada, principalmente no quesito "terror" e "horror", até agora não criei grandes expectativas....
    Beijão!!

    Leitora Compulsiva
    http://olhoscastanhostambemtemoseufascinio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thalita Branco4 de abril de 2016 14:53

      Olá Andrea!
      Eu sou suspeita para falar pois sou mega fã do cara hehe e gosto principalmente dos livros que são menos focados no terror.
      Bjs

      Excluir
Adicionar comentário

Tecnologia do Blogger.