Coração de Tinta - Cornelia Funke (Mundo de Tinta #1)



Meggie vive com o pai, Montimer, em uma casa dos sonhos: repleta de livros! O pai é encadernador e passou a paixão pela leitura para a filha. Apesar de serem obrigados a se mudar eventualmente, tudo vai bem na vida de ambos até a aparição de um misterioso homem chamado Dedo Empoeirado.



Sem entender porquê o homem chama o pai de Língua Encantada, Meggie embarca em outra viagem/fuga pelo país. Ao arrumar as malas, nota que o pai esconde um belo livro de capa verde. Chegam enfim na casa de Elinor, uma completa fanática por livros, e Mo pede que ela guarde o misterioso volume em uma passagem secreta. Em vão. Não demora para os homens do temido Capricórnio aparecerem e levarem o livro e o pai da garota embora e Meggie perceber que foram traídos por Dedo Empoeirado.


Coração de Tinta é um livro sobre livros e escrito para completos apaixonados por livros. Cada começo de capítulo apresenta uma citação que condiz com o que está por vir. A todo momento os personagens citam livros e você fica com vontade de ler todos eles. Quando enfim o motivo de Montimer ser chamado de Língua Encantada é revelado, o leitor se sente simplesmente… encantado.

Mas, apesar de encantador, o ritmo do livro é lento. Aliado as letras miúdas, em alguns momentos a história parece que não anda. O leitor descobre os fatos junto da Meggie, o que é bastante interessante, mas para mim a coisa só engrenou a partir da página 200, o que é quase metade do livro.


Os personagens são bem construídos e você se importa com eles. A história é rica e apesar de ter o seu começo, meio e fim próprio, deixa espaço para a continuação. Achei o final meio corrido em comparação ao restante do livro, mas Mundo de Tinta é uma trilogia, então provavelmente haverá espaço para essas questões adiante. O miolo contém inúmeras ilustrações da autora.


Confesso que o ritmo da leitura me desanimou e só vou ler as continuações por ter comprado todos os livros. Não pense que não gostei da história, pois eu gostei. Espero que a continuação, Sangue de Tinta, se mostre mais agitada e fluida.


20 comentários:

  1. Helloo, Thalita! Tudo numa nice?!
    eu sempre vi esse livro por aí, mas como o filme já tinha sido lançado e porque era um volume mais antigo, fiquei com preguiça de conferir esse livro e pensei em ler a obra mais recente da autora. Saber que a leitura é lenta no início somente corrobora o que pensei. Mas acredito que mais para frente eu leia. Essa capa é instigante e saber que no miolo tem ilustrações da autora me deixa curiosa.
    Ótima resenha.
    Beijin...
    Pieces of Alana Gabriela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alana!
      Obrigada :) Estou lendo o segundo volume e ele continua lento. Uma pena pois tirando isso a premissa é bem interessante.
      Bjs

      Excluir
  • Alexandre Koenig de Freitas12 de outubro de 2016 19:13

    Oi Thalita,
    Sempre tive curiosidade de ler essa série, mas por algum motivo ou outro acabei protelando.
    Acho que todo bookaholic deve ficar empolgado com a ideia de ler um livro sobre livros e feito para apaixonados por livros.
    Uma pena que o ritmo da leitura nao empolgou, mas quem sabe no segundo livro a narrativa fique mais dinamica.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ale!
      Nesse sentido ele é otimo. Comecei o segundo e abandonei. Fiquei triste mas achei melhor que ler algo que não estava agradando :(
      Bjs

      Excluir
Adicionar comentário

Tecnologia do Blogger.