La Belle Sauvage - Philip Pullman (O Livro das Sombras #1)

La Belle Sauvage é o primeiro livro da trilogia O Livros das Sombras, a história se passa dez anos antes dos acontecimentos de A Bússola de Ouro. A prequel retorna à magia de As Fronteiras do Universo, apresentando novos personagens e explicando nas entrelinhas os detalhes para marinheiros de primeira viagem (como eu!), todo o intrincado mundo criado por Philip Pullman.

Um super obrigada à Cia das Letras que nos enviou essa cortesia! ♥ Amamos!

Malcolm tem onze anos e possui uma personalidade amável e uma curiosidade imbatível, ele ajuda seus pais n’A Truta, uma hospedaria às margens do rio Tâmisa nos arredores de Oxford. O jovem ocupa seu tempo estudando, ajudando as freiras do Convento em frente a sua casa e atendendo aos hóspedes da estalagem, tudo isso junto com a Asta, seu inseparável daemon (uma personificação da alma em forma de animal, que acompanha todo ser humano).

Durantes as idas ao convento, Malcolm logo percebe que há algo diferente na rotina das freiras e descobre que elas estão cuidando da bebê Lyra e seu daemon Patalaimon. Ele logo se apega a garotinha e nota que após sua chegada pessoas estranhas têm aparecido com frequência e todos querem mais informações sobre as freiras, suas rotinas e sobre a identidade da criança. Além desses estranhos visitantes, o rapazinho nota que tudo à sua volta está ficando mais perigoso e, de alguma forma, a pequena Lyra pode estar envolvida.


No entanto, antes de ter suas respostas uma inundação atinge a cidade, alagando todas as ruas e casas. Nessa noite turbulenta, a forte enxurrada invade o quarto da bebê, Malcolm e Alice, a ajudante da estalagem, conseguem resgatá-la e a única saída é pelas correntezas da chuva, o trio parte no barco do menino, la belle sauvage - a bela selvagem, em busca de um lugar seguro. Porém, eles não sabem os perigos que estão por vir nessa jornada.

Apesar da história ter me prendido, ela fica um bom tempo na relação Malcolm, Lyra e as freiras e demora para desenrolar. São nos outros núcleos que o Pó e o aletiômetro vão aparecendo e as histórias paralelas vão se interligando até que se encontrem ainda no primeiro livro, mas sem esgotar as informações e deixando alguns ganchos para a sequência. Na última metade do livro temos mais emoção e ação, através dos problemas que aparecem e que Malcolm tem que encarar junto com Alice e a pequena Lyra. Para quem não leu As Fronteiras do Universo, tem algumas informações da criança, mas nada tão revelador.


Eu gostei muito do Malcolm, ele tem toda a sagacidade de um curioso menino de onze anos, sem perder a ingenuidade e a gentileza, trazendo a coragem necessária ao personagem. Outro aspecto que achei positivo foi o desenvolvimento do mundo nos olhares do autor, estamos no “nosso mundo”, porém ele é um tanto diferente, conseguimos notar as similaridades, mas ao mesmo tempo que ela existe também notamos a parte fantástica, dando um belo equilíbrio à história. 

Fiquei muito dividida com a crítica religiosa presente no texto, em determinados momentos achei genial, mas em outros achei excessivo e até desnecessário. Para mim não atrapalhou a fluidez da leitura, mas gostaria que o autor tivesse substituído algumas dessas partes para esclarecer alguns aspectos para aqueles que estão tendo o primeiro contato com o universo.


Provavelmente os fãs da saga captaram muitas referências, mataram a curiosidade e relembraram de muitas coisas já nesse primeiro livro. Aliás, reforçando! Não é necessário ter lido os outros, ele trabalha bem sozinho. Com certeza lerei o segundo e enquanto isso, a trilogia principal! Curti mto! 

Nota: 4/5★
O Livro no Skoob: La Belle Sauvage 

2 comentários:

  1. Oi Denise!
    Eu recebi o livro da editora também, mas confesso que apesar das resenhas positivas, não tenho interesse nessa franquia. Não tive paciência para Bussola de Ouro e acho que não teria para esse. Acho a escrita do autor um pouco arrastada, ai prefiro nem me aventurar. Já até troquei o livro no skoob, mas fico feliz que tenha sido uma leitura tão boa.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Denise Rodrigues5 de abril de 2018 16:27

      Olá David!

      Ahh sério? Eu gostei bastante, não achei arrastada, pelo contrário! Apesar dele se alongar na relação do Malcolm, Lyra e as freiras, achei que a escrita bem fluída, concluí o livro super rápido!

      Eu assisti ao filme da Bússola láááá atrás, na época da estreia, mas nunca li... Achei interessante a relação dos daemons e humanos... Vou dar continuidade às descobertas dessas Fronteiras!

      Obrigada pela visita! ♥

      Excluir

Tecnologia do Blogger.